segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ushuaia

11/01/09

Às 5h00 pegamos o avião para Ushuaia com escala em El Calafate. Enquanto esperávamos as mochilas, todo mundo começa a se encasacar, pois na saída do aeroporto já se sente o vento gelado da patagônia. Mesmo na cidade e em dias de sol é necessário usar ao menos um anorak e cachecol para não passar frio.
Esperamos um pouco em uma fila para conseguir um taxi e seguimos para a cidade.
Ficamos hospedados no hostal Paisagem del Beagle, um lugar simples, mas aconchegante e limpo.
Depois do almoço fomos até o porto para ver os preços para a navegação pelo canal Beagle e pinguineira e decidimos fazer o passeio no mesmo dia.
O tempo estava chuvoso, então não aguentamos ficar muito tempo do lado de fora do barco, mas tivemos sorte, porque foi só chegar à pinguineira e a chuva parou. Assim podemos observar e tirar várias fotos dos pinguins magalhanicos. Também vimos lobos marinhos e muitas aves.
Há um outro passeio em que as pessoas vão até outra pinguineira e caminham entre os pinguins. Talvez seja mais interessante, já que não vi muita graça na navegação em si.
Depois do passeio fomos até o escritório de turismo carimbar os passaportes com o carimbo de Ushuaia. É uma das poucas coisas que não te cobram nada para fazer..rs
Jantamos sopa de centolla, bife de chorizo e bebidas no restaurante Azul por mais ou menos 83 pesos.
O pôr-do-sol é bem mais tarde na Patagônia. Fomos para o hotel 22h00 e o céu ainda não estava escuro.


Hostal Paisagem del Beagle(quarto de casal): 250 pesos
Navegação pelo canal Beagle, Ilha dos Pássaros e Pinguineira: 200 pesos

12/01/10

Compramos o ônibus para Punta Arenas (Tecniaustral) e Puerto Natales (Bus Pacheco). É bom comprar a passagem com alguma antecedência, já que os ônibus lotam rapidamente.
Almoçamos no tenedor libre Arco-íris, mas não achei muita vantagem..cobram 55 pesos por pessoa mais a bebida (obrigatório consumir no mínimo uma bebida por pessoa) e a comida é bem meia-boca.
À tarde fomos ao Museu do Fim do mundo, Museu do Presídio e um museu dos indígenas. Todos são pagos. Achei bem interessante o museu do presídio, com a história dos presos que foram mandados para Ushuaia a fim de construir e desenvolver a cidade. O preso mais famoso foi o Petiço Orelhudo. Ele foi preso por matar crianças e os médicos acreditavam que sua maldade residia nas orelhas...rs. Foi espancado até a morte após matar o gato de estimação dos presos.
Usamos esse dia para caminhar na rua principal e fazer compras. Máquinas fotográficas e roupas de trekking são mais baratas que no Brasil, então vale a pena deixar para comprar lá.
Para jantar, compramos empanadas e vinho no mercado e comemos no terraço do hostal.

ônibus para Punta Arenas (Tecniaustral): 190 pesos

13/01/10

Fizemos o passeio de 4x4 e foi muuuito legal! É caro, mas definitivamente vale a pena. Nos pegaram de manhã cedo no hostal e nos levaram até um lugar onde criam cães para puxar trenós na neve. Nesse lugar havia um termômetro enorme marcando 6 graus, mas devido ao vento a sensação térmica é de muito menos! Depois do Passo Garibaldi entramos em uma trilha cheia de lama e em vários lugares passamos com água até metade da porta do carro. Chegamos a entrar no lago Fagnano com o carro para chegar ao acampamento onde é feito um churrasco para almoçarmos. Depois do almoço fomos para o lago Escondido fazer canoagem.
Nossa máquina caiu no chão e quebrou logo no começo do passeio, mas por sorte conhecemos um pessoal bem legal que nos enviou as fotos daquele dia por e-mail.
Ao chegar na cidade, fui correndo comprar outra câmera!


Passeio 4X4 nos lagos Fagnano e Escondido pela Antartur: 340 pesos

14/01/10

Pegamos uma van no porto e fomo até o Parque Nacional fazer a Senda Costera, que se inicia na Bahia Ensenada e vai até o Refúgio no Lago Roca. Antes de iniciar a trilha há o posto de correio mais austral do mundo, onde se pode colocar um lindo carimbo no passaporte, mas esse tem que pagar 6 pesos.
A trilha é linda, mas tem que estar disposto a caminhar bastante, pois são 8 km a serem percorridos em aproximadamente 3 horas (sem contar as paradas para comer e tirar fotos). Ao chegar no refúgio pegamos a van de volta a Ushuaia.
Ao se comprar a passagem de ida, já está inclusa a de volta, basta estar atento aos horários de volta.
Jantamos em um restaurante chamado Tante Sara, que serve um bife de Chorizo delicioso!




Van ao parque: 50 pesos
Entrada no Parque Nacional da Terra do Fogo: 50 pesos

Um comentário:

  1. Linda viagem e ótimas dicas.
    Uma pergunta: estou com dúvida quanto às compras de roupas e que roupas levar. Estou de viagem marcada para Ushuaia e El Calafate no dia 03 de janeiro - verão. Sabem me dizr se em Ushuaia dá para comprar roupas baratas?

    ResponderExcluir