domingo, 21 de fevereiro de 2010

Chapada Imperial - DF

Feriado de Carnaval 2010

Essa não foi exatamente uma viagem, já que o nosso destino de carnaval ficava a somente 50 km de Brasília,em uma reserva ecológica particular localizada na APA de Cafuringa (Área de Proteção Ambiental).
Na Chapada Imperial é possível escolher uma das 3 três trilhas naturais de acordo com o grau de dificuldade. Margeando o ribeirão Dois Irmãos, água cristalina e potável, os visitantes conhecem várias fitofisionomias de cerrado e visitam várias cachoeiras de tamanhos variados no percurso, seja ele o das trilhas curta, média ou longa. A taxa paga na entrada dá direito à trilha com guia, almoço, tirolesa e arvorismo.
Nós, Tânia, Maiko, Fred e Beth escolhemos a maior trilha, onde é possível visitar cerca de 30 cachoeiras, cada uma mais bonita que a outra, algumas com a áqua de cor turquesa!
Em um certo momento chegamos a um sumidouro, uma espécie de buraco na rocha por onde a água e escorre e saí em outro ponto, continuando o riacho. O guia perguntou se alguém gostaria de passar pelo sumidouro e inicialmente todo mundo ficou calado analisando o tal buraco. Depois que o Fred e o Sérgio falaram que queriam, eu tomei coragem e fui, apesar do meu pavor de lugares claustrofóbicos. O engraçado é que depois que os outros homens do grupo viram que uma mulher
iria, acabaram indo também...acho que pra não parecerem frouxos...kkk. Mas foi bem tranquilo...o túnel é escuro, mas é curto e o caminho é feito rastejando sobre as pedras com a água batendo no máximo no joelho. Eu vi um morcego, mas resolvi nem pensar na possibilidade de haver cobras..rs.


Em uma das cachoeiras, se não me engano, na Cachoeira da Rainha, é possível saltar na água. De baixo nem parece tão alto, mas quando se está lá em cima dá um medão...minha perna não parava de tremer, mas respirei fundo e pulei de uma vez. O Sérgio disse que eu caí toda torta, mas achei bem legal! Nessa cachoeira também dá para mergulhar e passar por baixo da queda d'água para chegar atrás da cachoeira, onde tem até lugar pra sentar e admirar a água caindo.
Depois da trilha voltamos para a sede em um pau de arara e almoçamos. A comida é simples, mas depois de andar e nadar tanto, qualquer comida é deliciosa.
A Chapada Imperial participa do Projeto Bicho Livre,projeto de soltura de animais silvestres feita pelo IBAMA na reserva e por isso existem muuuuitas araras soltas nas árvores próximas à sede. Há inclusive um tucano bem exibido que parece fazer pose para fotos.

Quem quiser conhecer, não esqueça um lanche para comer na trilha e máquina fotográfica!
Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário