sábado, 14 de outubro de 2017

Islândia - 3º dia

Mesmo com um dia ensolarado, estreamos nossas roupas à prova d'agua na primeira parada, a maravilhosa Seljalandsfoss, uma das cachoeiras mais bonitas da Islândia. Situada em um campo verde, tem aproximadamente 60 m de altura e é possível passar por trás da cortina de água, não sem se molhar.


 



A trilha segue até outra cachoeira (Gljúfrafoss) que cai dentro de uma gruta, com acesso pelo riacho. Não deixe de entrar na gruta!



 Seguimos então para Seljavellir para mergulhar na piscina mais antiga do país. Seljavellir se encontra na zona vulcânica do famoso vulcão Eyjafjallajökull, que entrou em erupção em 2010, fechando o espaço aéreo de boa parte da Europa.




A partir do estacionamento caminhamos cerca de 15 minutos pelo vale até chegar à piscina Seljavallalaug.  
Há uma estrutura que serve de vestiário, mas não há banheiro no local. A água é morna, sendo mais quente próximo ao cano que abastece a piscina.
Foi uma experiência muito legal nadar em uma piscina vulcânica, cercada por montanhas, em um canto isolado da Islândia. Mas aviso, a água não é transparente...tem algas, que dão uma coloração escura à agua.



Próximo à Seljavallalaug se encontra a cachoeira Skógafoss, que com uma altura de 60 m e  largura de 25 m, transporta a água do rio Skógaá proveniente dos glaciares Eyjafjallajökull e Mýrdalsjökull.
Devido à enorme quantidade de partículas aquosas na atmosfera, costuma ser visível um arco-íris nos dias de sol e tivemos a sorte de vê-lo!
Com um pouco de disposição é possível subir a escadaria ao lado da queda para chegar ao platô e a uma trilha com mais mais 20 pequenas quedas de agua rio acima.
É possível acampar próximo à cachoeira, mas a única estrutura é um banheiro. Talvez seja uma boa opção para fotógrafos que desejam fotografar Skógafoss antes que os turistas cheguem pela manhã.
 




A próxima parada foi Reynisfjara, a praia de areia negra, próxima a Vik. Chegamos no final do dia com os raios de sol batendo nas formações rochosas, deixando a paisagem ainda mais bonita.
Na praia há uma caverna de basalto e no mar, 3 grandes formações que segundo a lenda, são os corpos petrificados de trolls gigantes que se transformaram em pedra quando foram iluminados pela luz do sol. 






 Dormimos no camping de Vik.

*Vik Camping
Klettsvegur 7 
O camping tem área comum pequena, mas estava sendo ampliada.
O banho custa ISK 200 e no final do dia a água pode não estar muito quente. Isso aconteceu com a gente, mas deu pra tomar banho.
Wifi gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário