quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Islândia - planejamento

Taí um país que nunca imaginamos conhecer, mas quis o destino que no trabalho, ao meu lado se sentasse uma colega que também ama viajar e curte o mesmo tipo de viagem que nós. Ela estava montando o roteiro pela Islândia para sua lua de mel e ia me mostrando todas aquelas fotos maravilhosas da Islândia...Quando vi que seria possível ver a aurora boreal, me empolguei de vez e comecei a cotar as passagens. Quando comprei, nem acreditei...iríamos para a Islândia em setembro!!

Chegou então a hora de organizar a viagem. Teríamos 9 dias de viagem e optamos por contornar o país através da rodovia nº1, a Ring Road.

O roteiro programado era:

1º dia: Blue Lagoon e Reykjavik
2º dia: Golden Circle
3º dia: Piscina Seljavellir, Skógafoss, Vik
4º dia: Cânion Fjadrárgljúfur, Parque Nacional Vatnajökull, Fjallsárlón Glacial Lagoon e
Jökulsárlón Iceberg Lagoon, Hofn
5º dia: Detifoss e Selfoss
6º dia: Myvatn
7º dia: Godafoss, Fiorde Eyjafjörður e Akureyri.
8º dia: Península de Snæfellsnes
9º dia: Barnafoss e retorno a Reykjavik

Moeda

A moeda local é a Coroa Islandesa, que pode ser comprada na casa de câmbio do saguão da área de desembarque do aeroporto. Segundo relatos que li, ela tem cotação melhor que a encontrada em Reykjavik.

Comunicação

Ainda no aeroporto, no Dutty Free, é possível comprar um chip para ter acesso à internet e ligações durante a viagem. Compramos o da Vodafone e a cobertura foi boa. Com o chip de 1 GB usamos Sportify, enviamos muitas fotos, usamos bastante o Google Maps e o app Aurora.
É importante garantir o acesso à internet e ligações para poder chamar o serviço de emergência em caso de necessidade. Antes de viajar, baixe o App 112 Iceland e em caso de necessidade, basta fazer o check in indicando sua localização e chamar o serviço de emergência.

Hospedagem e meio de transporte

O grande problema de montar um roteiro pela Islândia , além dos preços (quase tudo é absurdamente caro), é o clima. Se o vento passa de 10 m/s, se há uma tempestade ou se algum vulcão dá indícios que entrará em erupção, não é seguro dirigir, então sempre há a possibilidade de ficar preso por algumas horas ou um dia inteiro e não conseguir chegar ao hotel reservado para a próxima parada.
Foi por causa disso que resolvemos alugar uma campervan, que nos permitiu fazer nossa própria comida e ter liberdade para adaptar o roteiro conforme necessário, pernoitando onde quiséssemos sem a necessidade de reserva. Apenas tivemos o cuidados de verificar quais campings estariam abertos em setembro, pois alguns encerram suas atividades após agosto.
Fizemos cotações com diversas empresas e acabamos escolhendo a Snail, que tinha bons preços e, até o momento, boas avaliações no tripadvisor. Foi a primeira vez que fizemos esse tipo de viagem e não nos arrependemos. Depois farei um post específico sobre a campervan que alugamos.

Reservamos um hostel apenas para a última noite em Reykjavik, já que a campevan foi devolvida na cidade e não no aeroporto. Por esse mesmo motivo tivemos que contratar o transfer tanto do aeroporto (que fica em Keflavik) para a Blue Lagoon e Reykjavik, quanto de Reykjavik até o aeroporto. Contratamos o Flybus, da empresa Reyjavik Excursions. Os ônibus saem da área externa do aeroporto 30 minutos após as aterrissagens, então é beeeem corrido. Ao sair na área de desembarque você deverá se dirigir ao guichê com indicações de ônibus Flybus e trocar o seu voucher pelo ticket de embarque. Siga até a área externa do terminal onde estão localizados os ônibus. Nós acabamos perdendo o nosso, mas 30 minutos embarcamos em outro.

É possível alugar um carro normal e pernoitar nas guesthouses, mas é necessário avaliar com cuidado o roteiro e fazer a reserva com antecedência.
Nem todas a guesthouses, então se for fora do verão, é preciso verificar se o local pretendido estará aberto.
Além disso, sempre há a possibilidade de você ter que mudar o roteiro devido às condições climáticas. Ao escrever esse post, por exemplo, fiquei sabendo que um pedaço da Ring Road estará fechado por 1 semana devido à danos causados por enchentes. Então, tenha sempre um plano B.

No verão há ainda a opção de se deslocar com bicicleta (para os mais animados) ou por ônibus. Mas sinceramente, acho furada depender de ônibus por lá. Ficamos sabendo de várias pessoas que tiveram que pegar carona porque o ônibus simplesmente não apareceu.

Vestuário para o frio

Não se iluda, mesmo no verão faz muito frio na Islândia, principalmente à noite. Quem planeja caçar a aurora boreal tem que estar preparado para enfrentar as baixas temperaturas, então invista em roupas que te manterão aquecido e protegido do vento sem ocupar muito volume na mala.
Além de luvas, gorro e meias térmicas, leve pelo menos um conjunto segunda pele, fleeces e por cima uma jaqueta corta-vento, de preferência impermeável. Eu levei meu anorak da Trilhas e Rumos, mas bem que desejei uns casacos lindos e quentinhos da North Face que vi no site da marca.

Esqueça calça jeans e dê preferência a tecidos que secam rápido, como as calças próprias para trekking. Nós ainda levamos calça impermeável, que foi muito útil. Lembre-se que chove muito na Islândia e guarda-chuva só serve para ser destruído pelo vento, então leve roupas que te permitam caminhar mesmo na chuva.

Vale a pena investir também em uma boa bota impermeável que te deixará confortável para percorrer os mais diversos terrenos sem medo de encharcar o pé.
Sei que na internet a gente acha várias blogueiras mostrando seu look para o frio, com botas de camurça e bico fino, mas vai por mim, se você usar algo assim pra percorrer as atrações naturais da Islândia, vai se sentir ridícula. A grande maioria das pessoas usa roupas de trekking a viagem inteira, mesmo na capital.

Alimentação

Comer em restaurantes na Islândia costuma ser bem caro. É difícil achar um prato por menos de 3.000 ISK (cerca de R$ 90,00 em setembro de 2017) e não estou falando de comida sofisticada...você paga isso pra comer até sanduíche. Sopas costumam ser um pouco mais baratas.
Nós comemos 2 vezes em restaurante, mas todas as outras refeições principais nós cozinhamos. Levamos alguns alimentos não perecíveis na mala e ao chegar em Reykjavik fomos ao mercado comprar o restante.

O mercado mais barato é o Bônus, que tem como símbolo um porquinho noiado, mas ele abre 11:00 e fecha as 18:00.

Aurora Boreal

Eu sonhava ver a aurora boreal, então li vários textos sobre como encontrá-la e como fotografá-la.
Pelo que percebi, ela ocorre com bastante frequëncia, mas com menor ou maior intensidade, que é medida pelo KP. Outro fator determinante é a cobertura de nuvens. Se o tempo estiver nublado, não tem como ver as luzes, então o negócio é rezar por um céu estrelado e procurar um lugar longe da iluminação artificial das cidades. Quanto mais escuro, melhor a visualização.
Para ajudar na caça, existem aplicativos como o Aurora Forecast (http://www.aurora-service.eu/aurora-forecast/) e o Aurora, que fornecem informações sobre o KP, cobertura de nuvens e melhores lugares para se ver a aurora. Basicamente, se você está na Islândia, se o KP é maior que 3 e se o céu está estrelado, você tem grande chance de ver a aurora.
Tivemos a sorte de vê-la 3 vezes! A primeira e mais bonita foi no camping de Reykjavik. Ela durou mais de 1 hora e foi bem verde e intensa, com luzes rápidas formando lindos desenhos no céu. As outras foram em Hofn e na Península Snelfeness. Nessas últimas 2 a aurora começou como uma faixa clara no céu, que parecia ser algum tipo de iluminação branca. Depois foi se intensificando e formando os desenhos.
Para registra o momento, é preciso um tripé e uma máquina fotográfica que permita controle manual da exposição. Eu fotografei tanto com a câmera do celular quanto com a GoPro.
Para você aparecer bem na foto, enquanto estiver imóvel, durante uns 15 segundos, peça para alguém iluminar você com um flash de luz (do celular por exemplo) durante não mais que 1 ou 2 segundos e apagar em seguida.
Abaixo seguem as configurações para fotografar com a GoPro:
  • Mode: Night Lapse
  • White Balance – 3000K
  • ISO Limit – 800
  • Sharpness – High

Nos próximos posts detalharemos cada dia de viagem para ajudar a quem busca informações para montar sua viagem a esse país lindo!

Seguem abaixo alguns links que podem ser úteis: