sábado, 2 de maio de 2015

Portugal - março de 2015 - Parte II: Queluz e Sintra

Dia 3 - Sintra

Para ir à Sintra não é necessário alugar um carro. A melhor maneira é pegar o comboio (trem) na estação do Rossio, na Baixa. Sintra é a última estação da linha, mas no caminho é possível descer em Queluz para visitar o Palácio Nacional de Queluz , onde a família real viveu ates de fugir se mudar para o Brasil.
O ideal é reservar 2 dias para Sintra, para conhecer tudo com tranquilidade, mas como só dispúnhamos de 1 dia, foi corrido e em Queluz tivemos que passar rapidamente pelos jardins, o que foi uma pena.
O palácio é lindo, parada obrigatória para os brasileiros  e o cômodo mais famoso é o quarto Dom Quixote, onde nasceu e morreu Dom Pedro (Imperador do Brasil e Rei de Portugal).

Carlota Joaquina

Quarto D. Quixote

Voltando ao comboio, seguimos para Sintra. Como chegamos na hora do almoço, comemos em um restaurante a caminho do centro histórico e depois seguimos para o Palácio Nacional de Sintra

Como estávamos a pé, fomos ao centro de informações turísticas para saber que linha de ônibus pegar (se não me engano, era a 434) para subir ao Palácio da Pena. É possível chegar ao palácio por trilhas no meio de uma linda floresta, mas é uma longa subida que leva muito tempo, o que nós não tínhamos.

Pegamos o ônibus novamente, descemos o monte e corremos para o passeio mais divertido de Sintra: a Quinta da Regaleira.
A Quinta como vemos hoje foi construída no final da monarquia por ordem do Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), também chamado de Monteiro dos Milhões. O palacete é bonito e internamente funciona como um museu da construção da propriedade, mas o mais interessante é o jardim. Além da capela, estufa, torres, lagos e fontes com referências aos templários, mitologia e outros, o jardim guarda passagens subterrâneas que levam a poços usados para rituais iniciáticos...imagine os paranauês que rolavam ali! rs

Ao final do dia, comemos uns docinhos na pastelaria e pegamos o comboio de volta a Lisboa. Ficou faltando ver muita coisa, pois como disse, o ideal seria reservar dois dias para Sintra, até porque a cidade tem um astral legal, deve ser interessante pernoitar por lá.