segunda-feira, 8 de outubro de 2012

BURACO DAS ARARAS

Esse ano meu presente de aniversário foi conhecer o Buraco da Araras, localizado próximo à Formosa, a 123 km de Brasília (cerca de 1h30 de viagem). Então, deixamos a neném com a vovó e 6h30 estavamos no ponto de encontro marcado pela Itakamã (http://www.itakama.com.br). O translado é feito em van com ar condicionado e dvd, então fomos curtindo um filminho e nem vimos o tempo passar.
O Buraco das Araras é uma caverna com entrada em dolina,  com aproximadamente 100 m de largura e 130 m de profundidade. Antigamente era possível ver várias araras no local, mas o barulho provocado por alguns visitantes gritões acabaram por afugentar as aves e hoje é possível avistar apenas periquitos, tucanos e macacos bugios.


Para entrar no buraco é feito rapel de 70 m de altura, mas não precisa experiência. O pessoal da agência explica tudo com calma e faz um pequeno treinamento antes da descida pra valer, o que nos passar maior confiança. Esse foi meu primeiro rapel e é claro que o coração acelera e as pernas tremem, principalmente no inicio da descida, quando você olha para baixo vê a altura e o paredão à sua frente, mas eu adorei! Não vejo a hora de repetir!



 
 

 
Após cada um descer,  seguimos em direção ao interior da caverna. Lá dentro há um poço de água transparente para nadar, mas para chegar lá é necessário passar por fendas bem estreitas, então não adianta tentar se manter limpinha..tem que se arrastar mesmo!



 
 


 Para sair do buraco tivemos que escalar o paredão, mas tanto nesse ponto como em outros de maior perigo, o guia esticou uma corda de segurança onde nos prendíamos com mosquetões.


 
Enfim, foi ótimo voltar a fazer um esporte de aventura! Conhecemos pessoas muito legais e gostamos bastante da agência, que nos pareceu muito responsável.
Cris

2 comentários:

  1. Oi Cris!
    Lindo lugar, e não tinha ouvido falar ainda!!
    Não sei você, mas simplesmente não entendo porque algumas pessoas têm que gritar em lugares que são quase santuários como esse.
    Uma pena, pois as araras ainda poderiam estar por aí, não?
    Um abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esses lugares recebem todo tipo de turistas...tem o pessoal que sabe que tem que preservar para manter o lugar tão bonito como conheceu, mas tem gente que parece fazer questão de sujar e estragar..fico arrasada quando vou à uma cachoeira e vejo aquele rastro de lixo que o pessoal deixa..poxa, já que quer encher a cara, não dá pra pelo menos levar suas latinhas embora?
      Enfim, se a pessoa não tem consciência nem pra cuidar do próprio lixo, quem dirá pra respeitar os bichos que habitam o lugar.

      Excluir