terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mato Grosso - Cuiabá e Chapada dos Guimarães

Temos parentes em Cuiabá, então vira e mexe vamos cozinhar nessa cidade. Da última vez que fomos estava friozinho, coisa rara...as pessoas até saiam de cobertor na rua..rs Mas agora em setembro o calor é enooorme! Chega a 40 graus fácil! Mas uma coisa que aprendemos é que quando se vai de avião, parece que sofremos mais com o calor, pois é uma mudança brusca de temperatura. Quando vamos de carro o corpo se adapta aos poucos.
Quando o calor está demais, uma visitinha à Chapada dos Guimarães é uma ótima pedida. Ainda tem muitas cachoeiras e demais atrações para conhecermos, mas em dias de semana a Cachoeira da Martinha é tranquila e muito bonita e a entrada é gratuita. A única coisa que estraga é que sempre tem algum lixo deixado na mata por um espírito de porco.


 
Há também o mirante, para ter uma linda visão da chapada.
 
O Portão do Inferno e o Complexo da Salgadeira estão fechados devido aos danos ambientais causados pelos visitantes e pelo uso não autorizado da área de proteção ambiental. É uma pena ver que as pessoas não aprendem a curtir a natureza sem degradá-la, sem deixar para tras latinha de cerveja, bituca de cigarro, sacos plásticos e etc.
 
Para almoçar há a pousada e restaurante Penhasco (http://www.penhasco.com.br/), com linda visão da mata e possibilidade de fazer trilha na mesma, mas o preço é meio salgado.
 
 
Tem também o restaurante Morro dos Ventos (http://www.morrodosventos.com.br/), mas faz tempo que não vamos..a vista é linda e é possível ver a cachoeira Véu de Noiva. Acredito que os preços sejam um pouco mais acessíveis que na Penhasco.
 
A vila tem uma igreja antiga e algumas lojinhas com artesanatos e bugigangas em forma de jacaré, tuiuiu, onça e etc.
 
Em Várzea Grande, que é grudadinha em Cuiabá, quando queremos comer peixe e farofa de banana ( ai que delícia..) costumamos ir a uma peixaria no bairro Bom Sucesso, na beira do rio. Já fomos umas 4 vezes e sempre esqueço de pegar o nome do lugar..é bem simples, mas a comida bem gostosa. Servem ventrecha de pacú, mojica, escabeche, arroz, pirão e farofa de banana.
Em Cuiabá há uma peixaria chamada Lélis, famosa porque serve rodízio de peixes, carne de jacaré e tudo que tem direito, porém é caríssima! Nós ainda não fomos.
 
Cuiabá é uma cidade antiga, no centro antigo é possível ver várias construções muito bonitas, mas penso que as atrações turísticas poderiam ser melhor aproveitadas. O Aquário Municipal por exemplo, parece meio abandonado, o zoológico é pequeno e em uma parte dele o esgoto dos recintos corre a céu aberto, deixando um cheiro bem forte nos dias de calor. No centro geodésico da américa do sul, há apenas um monumento indicando a importância do local.
 
Aquário Municipal
 
zoo
 
 
 
Um lugar legal de se visitar é o Sesc Arsenal (http://www.sescmatogrosso.com.br/unidade/Arsenal/?cod_unidade=2), um prédio de mais de 150 anos onde há uma choperia, shows ao ar livre, feirinha de artesanato e comidas típicas às sextas à noite e intensa programação artística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário